Mais do que saber do dinheiro que passos coelho receberia ou não se lembra se receberia - afinal o que são 5 mil euros para um homem remediado? - dinheiro por despesas e representação (nunca ficou claro de que tipo de representação se tratava, ópera, teatro,.. negócios?) o que se torna premente saber, até numa perspetiva do empreendedorismo que o governo tanto incentiva e parece querer praticar, é se a chamada salsicharia educativa e a projetada ou hipotética atividade de striptease estão devidamente licenciadas e se a casa oficial de S. Bento ou a PCM têm alvará para comercializar os ditos produtos de carne processada e proporcionar a empreendedora atividade de lazer enunciada. Até porque há questões de saúde pública a salvaguardar.
Mais ainda, torna-se necessário perceber se o governo, que tanto tem acarinhado as privatizações, não estará agora a entrar em áreas de atividade que devem prioritariamente ser desenvolvidas pelo setor privado.
Agora que Seguro está fora do baralho, quem irá inquirir o governo sobre estas matérias, que certamente irão ter impacto no orçamento de 2015? Irá Costa tomar a dianteira? Que novo líder parlamentar irá encostar às cortas parlamentares o governo para esclarecer estas matérias? Afinal tratar-se-ão de salsichas frescas ou de educação enlatada? e sobre o striptease, quem atuará? deverão as gorjetas ser declaradas para efeitos de IRS? As folhas dos extratos bancários poderão ser usadas como adereço? podem ser atiradas à Assembleia à medida que a performance decorre? podem ser servidas bebidas alcoólicas durante a atuação? e quem escolherá a música? A bancada do governo, a da oposição ou a direção da instituição?
Não restam dúvidas sobre as grandes dificuldades que António Costa terá de enfrentar até às desejadas eleições parlamentares. Mas estou certo que este assunto será objeto de profunda análise e debate no próximo congresso que consagrará António Costa como líder do maior partido da oposição e candidato a primeiro-ministro.